Pasquale Cantina

Sobre

Pasquale Nigro

Pasquale Nigro

Quando Pasquale Nigro abriu as portas em 2001, pretendia oferecer apenas antepastos caseiros, receitas do avô, também chef e dono de restaurante na Púglia. Mas os amigos não resistiam às massas preparadas por ele, e o restaurante foi se expandindo em res- posta a essa demanda.

Além da sardella, alicella e caponata, para citar alguns, diversos antepastos artesanais tornaram-se pedida obrigatória, destacando-se as linguiças e a sopressata (espécie de salame, embutido típico do sul da Itália). Isto sem falar no presunto cru italiano, na bur- rata e outros queijos.

Mas foram as massas e o molho italiano que renderam os louros à Pasquale. O cardá- pio oferece quatro tipos de macarrão (penne, spaghetti, rigatoni e orecchiette), que podem ser combinados com mais de 20 tipos de molhos.

Entre todos, o mais pedido ainda é a explosão de sabores “Pérola Negra” (tomate pic- ado, mozarella de búfala, alho, azeitonas pretas, pancetta, manjericão e pecorino ro- mano), homenagem à escola de samba que o chef ajudou a fundar.

Tem opção para todos os gostos, desde os tradicionais “Spaghetti à Carbonara” e “Sugo com Brasciola”, até os pratos oferecidos alternadamente como a “Paleta de Cordeiro” (cor- deiro ao molho, com batatas e brócolis), servida às quartas-feiras, e o “Orecchiette Bac- calà” (orecchiette com bacalhau, tomate fresco e batata), oferecido às sextas e sábados.

Todos acompanhados de uma criteriosa carta de vinhos, que rendeu ao restaurante o grande prêmio de excelência da Revista Prazeres da Mesa, o “Premio Melhores do Vinho – 2012”. A seleção do chef salienta os produtores da Púglia e oferece exclusivi- dades, abrigadas numa adega climatizada que comporta mais de mil rótulos.

As sobremesas produzidas pela casa, sem conservantes ou adição de gordura trans, incluem o “Triunvirato com Queijo Fromage Blanc” (goiabada cascão cremosa e laran- jinhas em calda com queijo), a “Panna Cota” (sobremesa a base de nata, com calda de frutas vermelhas e cereja Amarena) e o imperdível Tiramissu.